A escritura suméria , foi , muito provavelmente uma das primeiras a serem inventadas e caracteriza-se pelos traços simples ,por ser aglutinante , ou seja , os morfermas (as menores unidades com sentido da língua) se justapõem para formar palavras e por ser unica (não esta relacionada a nenhuma lingua no mundo).
As origem desse tipo de escrita se perdem no tempo, mas muito provavelmente foi inventada para facilitar as trocas comerciais . Esse tipo de escritura recebeu o nome de "cuneiforme" , pois possuia segmentos a forma de cunha.
A escrita cuneiforme começou com um caracter pictográfico , onde um objeto representava uma ideia , como por exemplo para indicar um rebanho bovino se desenhava uma testa de boi , para indicar grão se desenhava uma espiga e assim por diante . Com o tempo , porem esse tipo de escrita começou a se complexar e representar os mais variados temas , de cartas pessoais , cartas de negocios , leis , innos , magicas a textos matematicos , scientificos , astronomicos e medicos.
As inscrições monumentais e textos sobre diversos objetos, como estátuas, tijolos, pregos e taças também são muito comuns. Muitos textos possuemr múltiplas cópias, porque eles foram repetidamente transcritos por escribas para se exercitar.
A lingua sumeria , foi , alem de tudo , a primeira lingua a usar o sistema Sujeito , Objeto e Verbo.
Os escribas eram os responsaveis pela divulgação e escrita (como o nome sujere) dos textos , e esses eram educados na Edubba (do sumerio "casa das tabuinhas) ,que era um dos centros de aprendizagem onde arquivos e escritos literários eram guardados em tabuinhas de argila. Edubba foi um dos primeiros centros acadêmicos e um dos primeiros receptáculos de sabedoria de que se tem conhecimento.
Sobre a direção da escrita, que era originalmente do tipo vertical, com marcas de alinhamento a partir de cima para baixo, e, no casode mais linhas elas são alinhadas da direita para a esquerda. Foi somente por volta do século XV aC que houve uma rotação anti-horária do sistema de escrita, assim como o resto em outros tipos de escrita no Oriente, e ele fez um curso horizontal, bastante semelhante ao nosso. As razões para esta mudança são desconhecidos.
. Cronologia da escrita sumeria
8000 aC - Uso de pequenas marcas de barro para indicar unidades reais , por exemplo: um cilindro para uma medida de grãos, uma esfera para um animal. Este sistema permaneceu em uso por cinco mil anos e marcas divergiram para distinguir cada tipo de mercadoria .
3500 aC - Uso de vedações , ou seja, recipientes de barro esférico dentro do qual as marcas foram colocadas de modo que o montante não poderia ser roubado . Vedações foram colocados sobre os selos dos comerciantes envolvidos na transação. Vedações são impressas sobre os tipos e número de selos contidos , ou mnemônico para fins de identificação. A marcação é fisicamente imprimido sobre a argila , de modo a deixar uma impressão .
3300 aC - Não utiliza-se mais marcas , em vez disso marcas impactantes sobre tabuletas de argila, um sinal para qualquer quantidade de mercadorias.
3100 aC - Invenção do abstrato símbolo numérico , está gravado nas tábuas de um número abstrato seguido por um símbolo que representa os produtos transformados . Por exemplo, para indicar oito ovelhas , em vez de desenhar oito símbolos que indicam as ovelhas , foi gravado um símbolo para o número " oito " e um símbolo de ' ovelhas ' .
3000 aC - Se inscrivem fonogramas , simples sinais que indicam objetos do mundo real , no entanto , a função era transcrever o som da palavra. Por exemplo, " homem " é pronunciado ' lu ' e ' boca ' ka ' , a leitura junto a símbolos "homem" e " boca " para pronunciar o nome de uma pessoa ' lu' ' ka' , Luke.
2700 aC - Depois de séculos de uso exclusivo da escrita para a contabilidade , ela é usada em objetos colocados em túmulos , indicando os nomes das pessoas de posição , isso é explicado pela crença suméria que , dizendo em voz alta o nome do falecido permitirá a alma para de continuar a viver após a morte .
2600 aC - Objetos funerários alem de nomes também aparecerão orações aos deuses , usando frases com sujeitos, verbos e complementos
2400 aC - Transcrição das façanhas de um rei.
2000 aC - Escrevendo totalmente desenvolvido é usado para preparar os textos para cada utilização : administrativo, jurídico , educacional, religioso , literário e poético.
.Gramatica
Principais Características da língua suméria são:
ergatividade e aglutinação (que distinguem claramente de nossas línguas indo-européias)
divisão da sentença em duas partes distintas: uma cadeia nominal e uma verbal , ambos sujeitos a regras precisas de composição .
Nenhum comentário:
Postar um comentário